Eleições presidenciais no Senegal: oposição lidera a contagem

Apoiantes do candidato presidencial da oposição Bassirou Diomaye Faye e do líder da oposição Ousmane Sonko festejam na sede da coligação de Diomaye durante a contagem dos votos, em Liberte 4, Dakar, a 24 de março de 2024.
 

Apoiantes do candidato presidencial Bassirou Diomaye Faye e do principal líder da oposição senegalesa, Ousmane Sonko, reúnem-se à porta das suas sedes de campanha enquanto aguardam os resultados das eleições presidenciais, em Dakar, Senegal, domingo, 24 de março de 2024. 

Apoiantes do candidato presidencial da oposição Bassirou Diomaye Faye e do líder da oposição Ousmane Sonko festejam na sede da coligação de Diomaye dutrante a contagem dos votos em Dakar, a 24 de março de 2024.

Eleitora  numa assembleia de voto durante as eleições presidenciais, em Dakar, Senegal, 24 de março de 2024.

Um funcionário de uma assembleia de voto segura um boletim de voto durante o processo de contagem em Ziguinchor, a 24 de março de 2024, durante as eleições presidenciais senegalesas.

Eleitores esperam para votar à porta de uma assembleia de voto durante as eleições presidenciais, em Dakar, Senegal, no domingo, 24 de março de 2024.

A candidata presidencial e fundadora do partido Alternative pour la relève citoyenne (ARC), Anta Babacar Ngom, acena a apoiantes no bairro de Hann Mariste, em Dakar, a 11 de março de 2024. Anta Babacar Ngom é a única mulher a candidatar-se às eleições senegalesas realizadas a 24 de março, após semanas de turbulência causada pelo seu adiamento.

Lista de candidatos presidenciais em uma mesa de voto, durante as eleições presidenciais em Dakar, Senegal, 24 de março de 2024.

Eleitores esperam para votar numa assembleia de voto durante as eleições presidenciais, em Dakar, Senegal, no domingo, 24 de março de 2024.

O candidato presidencial Amadou Ba vota durante as eleições presidenciais, em Dakar, Senegal, no domingo, 24 de março de 2024.

Khalifa Sall, candidato do partido no poder, vota em Dakar, Senegal, domingo, 24 de março de 2024.

Um funcionário da mesa de voto faz a contagem dos boletins de voto em Ziguinchor, a 24 de março de 2024, durante as eleições presidenciais senegalesas.

Os primeiros resultados das eleições presidenciais no Senegal sugerem que o candidato da oposição Bassirou Diomaye Faye poderá ter conseguido uma maioria absoluta, embora o seu rival na coligação no poder tenha dito que seria necessária uma segunda volta para determinar o vencedor.