Eleições no Malawi colocam Peter Mutharika na liderança da corrida

Presidente Joyce Banda votou em Malemia, 20 Maio 2014

No entanto, os primeiros resultados oficiais só serão conhecidos após a comissão eleitoral receber pelo menos 30 por cento dos votos.
As Eleições presidenciais, legislativas e locais no Malawi repetem-se hoje, 21, em três assembleias do país, devido a atrasos ontem, causados por problemas logísticos.

Sem incidentes a registar, os números não oficiais do escrutínio já vão revelando a tendência de voto do malawianos.

Na corrida renhida estão três principais, o Partido Democrático do Progresso, de Peter Mutharika, o Partido do Povo da Presidente em exercício, Joyce Banda e o Partido do Congresso do Malawi, de Lazarus Chakwera.

Resultados não oficiais apontam o partido do professor Peter Mutharika na liderança da corrida, destacando-se também em algumas zonas em que o PP e o Partido do Congresso são os favoritos.

Na região sul do país, demonstram esses resultados, o Partido Democrático do Progresso está também a liderar a votação, dividindo o protagonismo com o Partido do Congresso que aparenta conquistar os votos da região centro do país.

No entanto, os primeiros resultados oficiais só serão conhecidos após a comissão eleitoral receber pelo menos 30 por cento dos votos.

Nesta quarta-feira, dois distritos viram-se obrigados a repetir a votação, depois de terça-feira terem ocorrido alguns distúrbios, resultado de falha de organização e falta de materiais de voto. A comissão eleitoral do Malawi já alertou que se hoje houver algum incidente que ponha em causa o funcionamento normal do escrutínio, não hesitará em interrompê-lo.

Os distritos de Lilongwe e Blantyre, que repetem hoje a ida às urnas, não representam contudo mais do que 1% de todas as assembleias de voto.

O Malawi tem cerca de 7.5 milhões de eleitores.