Edmundo González e María Corina Machado ganham Prémio Sakharov do Parlamento Europeu

  • VOA Português

Candidato presidencial venezuelana Edmundo González Urrutia (esq) e a líder da oposição, María Corina Machado

Políticos venezuelanos reconhecidos pela sua luta pela liberdade e democracia

O candidato presidencial venezuelano Edmundo González Urrutia e e a líder da oposição María Corina Machado são os vencedores do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento de 2024, atribuído pelo Parlamento Europeu.

Ao fazer o anúncio nesta quinta-feira, 24 de outubro, em Estrasburgo, a presidente do Parlamento Europeu sublinhou que ambos representam todos os venezuelanos, dentro e fora do país, que lutam para restaurar a liberdade e a democracia.

Veja Também María Corina Machado ganha Prémio Vaclav Havel de Direitos Humanos do Conselho da Europa

“Edmundo e María têm continuado a lutar pela transição justa, livre e pacífica do poder e têm defendido destemidamente os valores que milhões de venezuelanos e este Parlamento tanto prezam: a justiça, a democracia e o Estado de direito”, afirmou Roberta Metsola ante os eurodeputados, que aplaudiram os vencedores.

González e Corina foram escolhidos pelos líderes dos vários grupos políticos no Parlamento de uma lista em que também se encontravam o movimento israelita Women Wage Peace, o grupo palestiniano Women of the Sun e o académico e ativista anticorrupção do Azerbaijão, Gubad Ibadoghlu.

Veja Também Venezuela: candidato presidencial da oposição exila-se em Espanha

Metsola destacou que todos os finalistas do prémio “estão a defender corajosamente os direitos humanos e a liberdade de pensamento face a desafios inimagináveis”.

O prémio será entregue no dia 18 de dezembro em Estrasburgo e todos os finalistas serão convidados, à excepção do empresário Elon Musk, indicado pelo grupo de extrema-direita, Patriotas, mas que foi excluído pelo Parlamento Europeu.

Veja Também Lula pede novas eleições na Venezuela

Recorde-se que, em setembro, o Parlamento Europeu reconheceu também Edmundo González como presidente legítimo e democraticamente eleito da Venezuela e María Corina Machado como líder das forças democráticas no país.

O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, no valor de 50 mil euroes, é a mais alta distinção da União Europeia em matéria de direitos humanos e tem o nome do físico e dissidente político soviético Andrei Sakharov.