Os dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique apresentou "uma variação positiva" de 3.68% quando comparado com o mesmo período do ano 2023, mostrando "um acumulado de 3.80%".
Segundo o INE, o estimulo provém do sector primário, com um crescimento acima dos 6%, com enfoque na indústria mineira "com variação de 13,62%".
Segue-se "o ramo da Agricultura, Pecuária, Caça, Silvicultura, Exploração florestal com uma variação de 2.23%". E, por fim, o ramo da pesca também com uma variação também positiva de 0.91%.
O ramo da hotelaria e restauração ocupa um lugar cimeiro com variação de 6.77% dentro do segundo sector que mais cresceu.
De acordo como INE, o PIB moçambicano deverá crescer durante o ano de 2024 5.5%, em consonância com a previsão governamental. Em junho deste ano, o FMI disse que o crescimento económico do país "está projetado em 4,3% em 2024".
As previsões do governo não incluem, contudo, possíveis impactos resultantes das manifestações pós eleitorais que decorrem no país desde outubro. Este mês, o Presidente da República, Filipe Nyusi, avisou já que os números podem sofrer alterações frutos dos movimentos sociais.
Veja Também Nyusi convida candidatos presidenciais para diálogo e critica "manifestações violentas"Porém, no início do mês, o governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, adiantou que os riscos pós-eleitorais já estavam incorporados nas previsões.