O Presidente americano, Donald Trump, disse neste domingo, 23 de Junho, que ele quer dar à oposição democrática “a última oportunidade” para endurecer as leis de asilo e as políticas de imigração do país, antes de ele lançar raids a nível nacional para deportar imigrantes ilegais.
Sem dar detalhes do seu plano, Trump disse que os legisladores que se opõem à sua dura postura sobre a imigração podem “negociar alterações simples sobre asilo e lacunas.” Para o Presidente americano “isso vai resolver” o problema da “fronteira sul, com a ajuda que o México está a dar”.
Veja Também Trump lança campanha "Mantenha a América Grande" para 2020Donald Trump escreveu no Twitter que provalvemente essa negociação não vai acontecer, mas que “vale a pena tentar”. No mesmo tweet, Trump disse que em duas semanas “a grande deportação começa”.
Trump apelou a raids em mais de uma dezena de grandes cidades americanas, mas cancelou o seu apelo abruptamente no sábado.
As cidades visadas são Houston, Chicago Miami e Los Angeles.
Segundo o Miami Herald, outras cidades na lista são Atlanta, Baltimore, Denver, Nova Orleãs, Nova Iorque e São Francisco.