O Presidente americano Donald Trump elogiou o forte desempenho da economia do segundo trimestre e afirmou que os Estados Unidos estão no caminho para atingir a maior taxa de crescimento anual em mais de 13 anos".
A economia americana cresceu a uma taxa anual de 4,1% no segundo trimestre, no ritmo mais rápido desde 2014, revelou nesta sexta-feira, 27, o Ministério de Comércio.
Em declarações a jornalistas na Casa Branca, Trump afirmou que à medida que os acordos vão sendo refeitos a taxa de crescimento da economia irá aumentar.
Trump acrescentou ainda que a economia está numa faixa de crescimento de mais de três por cento este ano, e observou que cada ponto percentual "significa aproximadamente três trilhões de dólares e 10 milhões de empregos".
No começo da semana, Trump publicou em sua conta particular no Twitter que os Estados Unidos têm "os melhores números financeiros do planeta".
Trump aposta que o crescimento dos EUA irá acelerar sob suas políticas econômicas, que incluem cortes tributários, desregulamentações e uma reforma comercial global.
Analistas alertam, entretanto, que o ritmo de crescimento de abril a junho é insustentável porque decorre de factores temporários.
Esse crescimento, por exemplo, foi impulsionado pelo avanço do consumo e pelos produtores de soja que fizeram vendas antecipadas para a China, antes da entrada em vigor das taridas em vigor desde o início de Julho.
A Moody's projecta crecimento de 3% no ano fechado de 2018 e de 2,6% em 2019.
Para 2020, porém, as estimativas são de aumento de apenas 0,9%.