Duas pessoas morreram e centenas de outras estão emsituação desesperada devido a cheias no no município de Cambambe, província do Kwanza-Norte.
Your browser doesn’t support HTML5
Os aldeões que morreram afogaram-se nas aldeias de Kassequel e Mucoso.
As cheias no Dondo iniciaram-sehá duas semanas com a abertura das comportas da barragem hidroeléctrica de Cambambe, mas também seguem o mesmo processo as de Capanda e Laúca para reduzir o nível de água das respectivas albufeiras.
Mais de mil pessoas estão afectadas nas várias povoações alagadas ao longo do curso do Médio Kwanza. Nos bairros Kassequel e Kichingamo na comuna de Massangano habitantes fugiram das suas casas e vivem nas zonas mais altas e nas ilhas.
Os campos agrícolas não foram poupados como referiu Isabel Miguel, à rádio estatal no Dondo.
"Perdemos mandioqueira, perdemos batateira e agora estamos sem comida”, disse.
"Agora não sei se como vamos fazer, se vamos comer como, (porque) não recolhemos nada toda comida foi com a água", acrescentou.
No bairro Kassequel, um dos vários que foi visitados pelo governador do Kwanza-Norte, Adriano Mendes de Carvalho, neste domingo, o coordenador Miguel Manuel, diz que a ha falta de comida para alimentar as pessoas afectadas
Os níveis de água continuam a subir referiu o administrador municipal de Cambambe, Adão António Malungo que apelou ao envido de ajuda