Dois casos de dengue confirmados deixam autoridades cabo-verdianas em alerta

Seis casos suspeitos de dengue foram enviadas para o Instituto Pasteur em Dakar, mas apenas dois foram foram confirmados.

Amostras de seis casos suspeitos de dengue enviadas para o Instituto Pasteur em Dakar, no Senegal, confirmaram a existência de dois casos de na cidade da Praia, capital de Cabo Verde.

A informação foi avançada pela Diretora Nacional da Saúde em conferência de imprensa nesta quarta-feira, 8, na qual Ângela Gomes pediu total colaboração das entidades e população para combater a doença, nomeadamente na limpeza dos bairros e casas no sentido de evitar a proliferação de mosquitos causadores da doença.

Ângela Gomes, Diretora Nacional de Saúde de Cabo Verde, Praia, 8 outubro 2023


O país registou em 2009 um grande surto da doença que provocou seis mortos e em 2016 foram detetados pouco mais de 30 casos.

Gomes disse que orientações foram dadas às estruturas de saúde para estarem vigilantes no sentido de controlar e prevenir a doença.

A colaboração das entidades e populações revela-se fundamental na prevenção… por isso ela apelou para "observância da limpeza nos arredores das casas, recolhas de pneus, garrafas e outros recipientes, participar na limpeza das valas a fim de facilitar drenagem das águas, cobertura de todos os depósitos de conservação de água, a nível individual o uso de roupas compridas e repelentes caso necessário".

A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos que nos últimos anos se espalhou rapidamente por todas as regiões, mas principalmente nos trópicos.

O vírus da dengue é transmitido por mosquitos fêmea, principalmente da espécie Aedes aegypti e, em menor proporção, da espécie Aedes albopictus.