O jornalista da Rádio Despertar Jorge Mendes Manuel está detido desde quarta-feira, 7, em Luanda, quando alegadamente encontrava-se a cobrir a demolição de casas no município do Cacuaco, arredores de Luanda.
A polícia tem outra versão e acusa o jornalista de ser invasor e de montar barricadas.
Your browser doesn’t support HTML5
Queiroz Siluvia, director interino da Rádio Despertar, confirmou à VOA que Jorge Mendes Manuel estava em serviço quando foi detido.
“O jornalista estava em missão de serviço e foi detido quando cobria a destruiçao de casas em Cacuaco”, disse Siluvia que confirma ter contactado a polícia e enviado uma equipa da rádio para junto da polícia, mas sem sucesso.
“Até ao momento não sabemos qual é o estado de saúde do profissional”, concluiu o director da Rádio Despertar, próxima da UNITA, principal partido da oposição em Angola.
Entretanto, a polícia tem outra versão e o porta-voz da corporação em Luanda, Nestor Goubel, acusa o jornalista de ser um invasor de terras no Cacuaco.
“Em nenhum momento ele identificou-se como jornalista e no dia em que as autoridades estavam a destruir as cubatas, ele fez parte do grupo de jovens que criou barricadas na zona em que estavam a partir as casas”, contou Goubel à VOA, garantindo que Jorge Mendes Manuel foi entregue agora ao Ministério Público.
Não foi possível falar com o jornalista.