Director da PJ de Cabo Verde destaca importância da cooperação internacional no combate ao tráfico de drogas

Ricardo Gonçalves, director central da Polícia Judiciária de Cabo Verde

Corporação apreendeu 5.600 quilos de cocaína num barco em águas cabo-verdianas, com ajuda de paceiros dos Estados Unidos, Brasil e Reino Unido

O director da Polícia Judicária de Cabo Verde realça a importância da cooperação internacional no combate à criminalidade transacional, um dia depois da corporação ter anunciado a apreensão de quase seis toneladas de cocaína encontradas num navio de pesca proveniente do Brasil.

A operação aconteceu no dia 1 de Abril e nela foram detidos cinco brasileiros e dois montenegrinos.

Veja Também Polícia Judiciária de Cabo Verde apreende barco com quase seis toneladas de cocaína

O navio foi interceptado no mar, nas águas do arquipélago por agentes da PJ, com a ajuda da Agência contra Droga dos Estados Unidos (DEA), da Polícia Federal do Brasil e da Agência Nacional do Crime do Reino Unido.

"Nós temos contactos permanentes e canais para troca de informações que funcionam muito bem, e tem havido resultados práticos devido ao excelente relacionamento que existe entre a PJ, a Embaixada e as estruturas nos Estados Unidos da América”, diz o director central da PJ em entrevista à VOA.

Ricardo Gonçalves realça que a colaboração internacional, nomeadamente com os Estados Unidos da América, “é essencial no desfecho desta e de outras operações de apreensão e combate ao trafico de drogas”.

Instado se essas apreensões podem inibir os traficantes na utilização desta rota com passagem por Cabo Verde, Gonçalves garante que a PJ está sempre atenta aos movimentos internacionais, mas reconhece que a criminalidade transnacional está cada vez mais aperfeiçoada.

"Cooperações do tipo demonstram que estamos vigilantes, por isso acredito que há sempre a possibilidade de os traficantes pensarem duas vezes quando utilizam essa rota", afirma o director central da PJ.

Sobre o destino da droga apreendida na operação, Ricardo Gonçalves não avança pormenores por tratar-se de uma matéria que está na investigação e no campo do “segredo de justiça”.

Esta é a segunda maior apreensão de drogas feita pela PJ.

A maior aconteceu em 2019 quando a coorporação encontrou 9.570 quilos de cocaína num elevado grau de pureza no cargueiro de nome ESER, tripulado por 12 cidadãos russos, proveniente da América do Sul e que tinha por destino a cidade de Tânger, no norte de Marrocos.