A falta de professores no município de Sanza Pombo, na província angolana do Uíge, provoca o encerramento de 19 escolas, deixando 3.374 crianças fora do sistema de ensino no presente ano lectivo.
O director municipal da Educação Venâncio Garcia disse à imprensa local haver a necessidade de se contratar 269 professores para responder à demanda.
Your browser doesn’t support HTML5
“No geral temos 3.374 crianças fora do sistema de ensino, divididas em diferentes níveis do primário, segundo e terceiro ciclos, e a causa é mesmo a falta de professores”, adiantou Garcia, explicando haver a falta de 269 professores.
Por outro lado, os encarregados de educação no município vizinho de Quimbele denunciam as especulações de preços dos materiais escolares que, para eles, justificam também a fraca participação de alunos nas salas de aulas.
“Os materiais didácticos estão muito caros, o caderno que comprávamos a 50 kuanzas agora está a custar 300 kuanzas, a bata 400 kuanzas agora é 1500 kuanzas e nós que temos muitos filhos termos dificuldades para comprar os materiais”, lamentam.