Desvalorização Yuan pode ser benéfica para o Kwanza

Yuan

O Economista e director do jornal Expansão, Carlos Rosado de Carvalho, disse que a desvalorização da moeda chinesa pode ser benéfica para Angola, considerando que uma parte importante das importações do país são provenientes da China.

Your browser doesn’t support HTML5

Desvalorização Yuan pode ser benéfica para o Kwanza - 1:34

O Banco Popular da China (BPC) anunciou há uma semana que iria desvalorizar o yuan em 1,9% face ao dólar dos Estados Unidos da América, o que, para o economista angolano, pode significar para Angola a compra dos produtos chineses a preços mais baixos.

Segundo o semanário Expansão, as projecções para o crescimento do produto interno bruto chinês apontam para uma desaceleração para 7,5%, abaixo da tendência histórica.

Uma desaceleração justificada, em parte, pela queda das exportações em mais de 8% em Julho, a maior quebra em quatro meses, quando os mercados contavam com uma baixa de apenas 1,5%.

A fonte refere que a desvalorização da moeda chinesa é potencialmente boa para a sua economia, uma vez que torna as exportações mais baratas e as importações mais caras.

Sendo Angola um dos principais fornecedores de petróleo da China, decisões que estimulam a economia chinesa são boas notícias para o país, escreve o jornal Expansão.