A oposição democrata pediu ao Presidente Donald Trump para deixar de manter o povo americano como refém na sua insistência em construir um muro na fronteira com o México e que reabra o Governo.
A líder da maioria no Congresso, Nancy Pelosi, e o líder da minoria dos democratas no Senado, Chuck Schumer, respondiam assim ao Presidente americano que, em mensagem à nação, nesta terça-feira, 8, disse haver uma crise de segurança e humanitária na fronteira com o México e defendeu a construção de uma “barreira de aço”.
"O Presidente Trump deve parar de manter o povo americano como refém, deve parar de fabricar uma crise e deve reabrir o governo", afirmou Pelosi numa declaração transmitida pela televisão a nível internacional, logo após o discurso do Presidente.
Veja Também Trump alega crise de segurança e humanitária e reivindica reforço da fronteiraAmbos acusaram Trump de espalhar desinformação ao defender um muro de fronteira, enquanto usa o Governo como alavanca para um muro que “permanece impopular junto ao público”.
"O Presidente Trump deve parar de manter o povo americano como refém, deve parar de fabricar uma crise e deve reabrir o governo", disse Pelosi.
Por seu lado, Schumer acrescentou haver uma solução óbvia: “separar os argumentos sobre a segurança das fronteiras e reabrir o Governo, permitindo o debate sobre a segurança nas fronteiras”.
Os líderes democratas acusaram Trump de usar falsas alegações e de fabricar uma crise para cumprir a sua promessa de campanha presidencial de 2016 ao dizer que construiria o muro que será paga pelo México.
Pelosi e Schumer desafiaram o Presidente a reabrir o Governo rapidamente, enquanto a Administração e o Congresso continuaram a discuitr os fundos para a segurança.