No dia em que apresentaram uma proposta de lei para combater a violência policial e a discriminação racial, os legisladores democratas se ajoelharam nesta segunda-feira, 8, durante 8 minutos e 46 segundos em homenagem a George Floyd e outros cidadãos afro-americanos assassinados nos últimos anos.
O ato foi liderado pela presidente do Congresso, Nancy Pelosi, e o líder da minoria do partido no Senado, Chuck Schumer, e nele participaram cerca de 20 parlamentares, muitos deles negros.
Veja Também Joe Biden visita família de George FloydA cerimónia aconteceu no "Salão da Emancipação", assim chamado em homenagem aos escravos que trabalharam na construção da sede do Congresso, o Capitólio, em Washington, no século XVIII.
A proposta de lei a ser apresentada pelos democratas deve proibir a imobilização através da chamada “gravata” e a abordagem por critério racial, exigir que policias de todo o país usem câmeras, sujeitar a polícia a comissões de análise civis e abolir a doutrina legal conhecida como imunidade qualificada, que protege a polícia de ações civis.
Veja Também George Floyd: corpo em Houston para serviço fúnebre público“É hora de a cultura policial de muitos departamentos mudar”, defendeu Karen Bass, deputada e presidente do grupo parlamentar negro.
Ela acrescentou esperar que a pressão atual leve os legisladores a mudarem a legislação no país.
Your browser doesn’t support HTML5