O governador do Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, proclamou o 4 de Dezembro como Dia de Cabo Verde.
O documento assinado por Charles D. Barker, e outros funcionários da Commomwealth of Massachusetts, foi apresentado publicamente na sexta-feira, 7, num evento no Consulado-Geral de Cabo Verde em Boston, para assinalar os 200 anos da chegada ao arquipélago do primeiro cônsul americano.
O dia 4 de Dezembro marca o desembarque de Samuel Hodges Jr. na então Vila de Praia Maria, hoje cidade da Praia, em 1818, dando início ao primeiro consulado dos Estados Unidos a sul do Sahara, com jurisdição para toda a África Ocidental.
Além da efeméride, que marcou o início a um longo relacionamento entre os dois países, a proclamação destaca o facto de “a maior comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos residir em Massachusetts”, o “enorme impacto dos cabo-verdianos que se transformaram em proeminentes figuras públicas” e “pela sua grande contribuição nas cidades” do Estado.
O bicentenário da chegada do primeiro cônsul americano a Cabo Verde foi assinalado com uma palestra sobre as relações entre os dois países e a condecoração por parte do Presidente da República de 12 personalidades pelo seu trabalho de reforço dos laços entre Washington e Praia.
As medalhas foram entregues pelo embaixador cabo-verdiano Carlos Veiga.
Em declarações à VOA, o diplomata destacou "a importância extraordinária dessa proclamação por reconhecer não só o facto de termos sido o primeiro povo a emigrar livremente para os Estados Unidos, mas também a importância da comunidade no Estado de Massachusetts e a excelência da relação entre os dois países".