Cólera mata 54 pessoas em Moçambique e há 200 internadas com a doença

  • VOA Português
Chuvas deixadas pela tempestade tropical Freddy e 50 mil pessoas em centros de acomodação preocupam as autoridades

O ministro da Saúde de Moçambique revelou que, desde Setembro do ano passado, 54 pessoas morreram de cólera no país e há, neste momento, mais de 200 pessoas internadas.

A cidade de Quelimane, a mais afectada pela passagem da tempestade tropical Freddy, já tem cinco casos de cólera confirmados em laboratório.

Veja Também Moçambique regista aumento de casos de cólera, Malawi vê declínio, diz OMS

Armindo Tiago acrescentou que a situação se deve à excessiva queda de chuva na província e inormou que o seu Ministério está a acompanhar cerca de 50 mil deslocados que estão em 133 centros de acomodação.

Na terça-feira, e como a VOA noticiou, o edil de Quelimane, Manuel de Araújo, fez um pedido de apoio internacional, sobretudo em materiais que ajudam no tratamento de doenças de origem hídrica como a que já eclodiu na cidade.

Veja Também ONU disponibiliza 10 milhões de dólares para apoiar vítimas do Freddy em Moçambique 

Na quarta-feira, o Presidente Filipe Nyusi anunciou a alocação de quatro milhões de dólares para a província da Zambézia enfrentar as consequências do Freddy, que deixou até agora 51 mortos.

Your browser doesn’t support HTML5

Ciclone Freddy mata dez pessoas na Zambézia

Ontem, o Fundo Central de Resposta de Emergência das Nações Unidas anunciou o desbloqueio de 10 milhões de dólares para ajudar o Governo de Moçambique a enfrentar as consequências da passagem da tempestade tropical Freddy.