Crianças começam a ser vacinadas contra a malária em Moçambique

  • VOA Português

Criança recebe a vacina contra a malária, em Abidjan, Costa do Marfim, 15 julho 2024(Foto AP/Diomande Ble Blonde)

Campanha arranca na Zambézia e tem por alvo crianças dos seis aos onze meses.

O Ministério da Saúde de Moçambique informou o arranque nesta segunda-feira, 5, de uma campanha de vacinação contra a malária no país, com o grupo alvo de crianças dos 6 aos 11 meses de idade.

A Zambézia foi escolhida como província de partida, "devido ao elevado número de casos e óbitos por malária reportados em crianças menores de 5 anos".

Na nota enviada à imprensa, o Ministério da Saúde diz que devido à "disponibilidade limitada da vacina contra a malária no mercado", a introdução "será feita de forma faseada".

Your browser doesn’t support HTML5

Crianças começam a ser vacinadas contra a malária em Moçambique

A partir do próximo ano, "a vacina será expandida para outros locais do país, em função das prioridades e disponibilidade da vacina no mercado", ainda de acordo com a nota.

A vacina contra a malária adotada por Moçambique "é de administração intramuscular" e é considerada “segura, eficaz e proporciona proteção adicional contra a malária.

Nos primeiros cinco meses de 2024, foram notificados 5.188.624 casos de malária em Moçambique, um número que, embora alto, representa "uma diminuição de 33%" face ao mesmo período do ano passado.

A Organização Mundial da Saúde confirmou que a vacina tem apresentado resultados satisfatórios no Malaui, Gana, Quénia, Benim, Burundi, Sudão do Sul, Uganda e Serra Leoa.