Um casal angolano vindo de Portugal está de quarentena na sua residência no Sumbe, cmfirmaram as autoridades do Kwanza Sul.
Trata se de uma medida de precaução porque o casal viajou no mesmo avião onde viajaram dois casos positivos registados no país. disse o director do gabinete provincial da saúde do Kwanza-Sul Felizardo Belo Manuel
“A província mantém sob controlo dois cidadãos angolanos vindos de Portugal no passado dia 18 do corrente mês e, que estão a ser seguidos pelas equipas de saúde pública diariamente”, disse Belo Manuel.
“A comissão provincial apela a toda população a manter a calma, cumprindo as medidas de prevenção”, acrescentou
Por outro lado no Kwanza Sul as autoridades anunciaram que
o acompanhamento de casos suspeitos será feito no centro da Kibaúla na cidade do Sumbe.
Por outro ladoa quarentena das pessoas provenientes das zonas de risco mas, sem sintomas continuará a ser feita “intra-domiciliar” com acompanhamento diário das equipas da saúde pública.
O posto médico da escola do II ciclo da Kibaúla passará a atender casos de consultas correntes.
Para eventual quarentena obrigatória foram escolhidas as residências do projecto do algodão da Kipela, cujas condições estão a ser criadas pela comissão técnica provincial.
De igual modo foi decidido criar equipas nos pontos de entrada de maior circulação da província como são os casos do rio Longa, a Munenga, o Eval Guerra, Cruzamento de Cassongue, a Kibala e o Mussende para despiste da temperatura aos viajantes e, a sensibilização contra a doença.
Instado a falar sobre a capacidade ténica ou material a nível da província para contrapôr eventuais casos, Felizardodisse que a província já teve experiência com outras epidmeias como ébola e a cólera pelo que a mtodoliga é práticamente a mesma.