A implementaçãodo certificado digital que permite a entrada das pessoas em discotecas, bares, restaurantes e facilita viagens sem a realização de testes PCR pode estar a influenciar a vacinação em Cabo Verde.
Odocumento é solicitado de forma gratuita através da plataforma Nhacard.cv.gov.cv devendo o interessado inserir os dados de identificação que utilizou quando foi vacinado e o número do telefone.
Your browser doesn’t support HTML5
Segundo o director nacional da saúde, Jorge Barreto,o instrumentoabre caminho para a normalização possível da vida sócio -económicadaspessoas.
Embora não seja obrigatória a toma da vacina, o cardiologista e antigo ministro da saúde, Dário Dantas dos Reis considera acertadas as exigências para que se possa frequentar determinados espaços.
Por outro lado, o ministro da saúde, Arlindo do Rosário,afirma que Cabo Verde está adesenvolver acçõesno campo diplomático no sentido de estabelecer a reciprocidade quanto aos documentos de vacinaçãoaprovados nos diferentespaíses.
"Nós estamos a trabalhar no domínio político para a questão da reciprocidade, com os demaispaíses no sentido de aceitarmos os certificados que emitem e tambémaceitarem os nossos certificados”, diz Do Rosário.