Um avião da China com mais de um milhão de máscaras para a República Checa pousou em Praga nesta sexta-feira, informou o governo.
O governo checo foi criticado por uma escassez de material médico, o que levou milhares de checos a fazer máscaras faciais em casa, já que o estado proibiu as pessoas de sair de casa sem o nariz e a boca cobertos.
"O avião atrás de nós contém 1,1 milhão de respiradores FFP2, que serão distribuídos imediatamente a hospitais e outros locais", disse o ministro do Interior, Jan Hamacek, em conferência de imprensa na televisão no aeroporto de Praga.
Veja Também Covid19: "Isto é uma guerra", diz primeiro-ministro de Cabo Verde ao impor quarentena a uma ilhaEscolas, bares, teatros, cinemas e outras instalações estão fechadas em toda a República Checa, um membro da UE de 10,7 milhões de pessoas, que registrou 774 casos confirmados do vírus com três pacientes curados e sem mortes.
No sábado, o governo checo espera outro avião da China com milhões de máscaras faciais e um avião de carga An-124 Ruslan transportando mais de 100 toneladas de material médico da China.
Veja Também Moçambique fecha escolas, impõe quarentena a passageiros e proíbe aglomeração de pessoasHamacek disse que espera que três aviões com material médico cheguem da China todas as semanas pelo menos nas próximas seis semanas.
Um avião com 150.000 testes rápidos de vírus, também da China, já pousou em Praga na quarta-feira.
Veja Também Benguela: Morre chinês suspeito de estar infetado com coronavírus. Médica libertada