A capital dos Estados Unidos acolhe na próxima semana uma cimeira entre o presidente Barack Obama e Chefes de Estado e de Governo de África, e na qual participam os cinco países africanos de língua portuguesa. O evento pretende discutir o relacionamento entre os Estados Unidos e a África e será também uma oportunidade para a realização de muitos contactos a nível bilateral.
Your browser doesn’t support HTML5
O embaixador de São Tomé e Príncipe Carlos Neves considera que o relacionamento entre os Estados Unidos e África é bom mas esta cimeira poderá servir de ponto de partida para uma maior aproximação nos sectores da economia e de segurança.
"Os Estados Unidos poderão ajudar vários países africanos que enfrentam muitos problemas a nível da segurança", reiterou Neves.
Quanto à importância da cimeira para São Tomé e Príncipe, o diplomata são-tomense diz que nos últimos anos a cooperação com os Estados Unidos tem vindo a aumentar e a diversificar. A comunicação social é uma das áreas, mas há outras e admite novas perspectivas, nomeadamente no turismo e agricultura.