A próxima Cimeira de Negócios Estados Unidos-África será realizada em Luanda em 2025, informou nesta sexta-feira, 6, a Embaixada de Angola em Washington.
O embaixador angolano, Agostinho Van-Dunem, e a presidente do Corporate Council on Africa (CCA), Florizelle Lisera, assinaram hoje um memorando de entendimento que oficializa o acordo para a realização da cimeira na capital angolana.
Num comunicado, a representação diplomática de Angola disse que a escolha de Luanda surge na sequência do encontro que o Presidente João Lourenço manteve com Florizelle Liser na cimeira realizada em maio deste ano em Dallas, no Texas.
Veja Também África em desvantagem na relação económica com a China“Neste encontro, os dois interlocutores ressaltaram o potencial económico de Angola, a sua importância estratégica em África, o interesse norte-americano em aumentar o envolvimento do Governo dos EUA e do seu setor privado na relação comercial com África, assim como a capacidade dos EUA e o continente africano, para conjuntamente darem respostas aos grandes desafios internacionais, com realce para a segurança alimentar, a segurança energética, a proteção ambiental e o comércio internacional”, lê-se no comunicado.
A Embaixada descreve a escolha de Luanda para a cimeira como “um marco significativo, pois acontece no mesmo ano em que Angola celebra os 50 anos da sua Independência Nacional e assumirá a presidência da União Africana”.
A nota acrescenta que a “Cimeira terá um foco continental, entre África e os Estados Unidos da América. Angola, como país anfitrião, vai apresentar o seu potencial industrial, desde energia, infraestrutura, agricultura e tecnologia, para destacar as oportunidades de investimento e promover o desenvolvimento sustentável”.
As autoridades angolanas esperam a presença de mais de 1.500 delegados, incluindo chefes de Estadoafricanos, altos funcionários do Governo dos Estados Unidos, presidente de companhias, investidores e empresários.