Num comunicado sobre o encontro de ontem, 24, à margem da Assembleia Geral da ONU, em que foram discutidos novos investimentos no Corredor do Lobito, o departamento de Estado disse que as “discussões solidificaram também os empenhos para a próxima fase de expandir o corredor económico e preparar os chefes de Estado para codificarem a via de avanço na cimeira durante a próxima viagem do Presidente dos Estados Unidos a Angola”.
Veja Também Casa Branca confirma viagem de Joe Biden a AngolaO comunicado não revelou quais os chefes de Estado que estarão presentes mas é de prever a presença dos presidentes do Congo Democrático e da Zâmbia, porque são participantes diretos no Corredor do Lobito.
Ontem foi assinado um acordo com Angola e Zâmbia pelo qual a Corporação para Financiamento de África (Africa Finance Corporation) vai construir e operar a linha de caminhos-de-ferro ligando o corredor do Lobito à Zâmbia.
Um estudo de vabilidade já foi completado.
O secretário de Estado americano Antony Blinken disse que a Tanzânia mostrou interesse em juntar-se ao projeto, mas para já não é de prever a sua presença na cimeira em Luanda.