A província moçambicana de Cabo Delgado pode vir a ser afectada na terça-feira, 23, por um ciclone, de categoria 2, adverte o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).
Your browser doesn’t support HTML5
O ciclone tropical pode provocar ventos com velocidade de 170 quilómetros por hora, muita chuva e descargas atmosféricas numa área com cerca de 10 mil pessoas.
Um sistema de baixas pressões formou-se a norte de Madagáscar e as projecções indicam que tal sistema pode atravessar o canal de Moçambique, evoluir e atingir o estágio de tempestade tropical severa.
Acácio Tembe, chefe do Departamento de Análise e Previsão do INAM explica, porém, “que se trata apenas de uma possibilidade”.
Mas, se se confirmar, o ciclone pode afectar muitas áreas da região norte de Cabo Delgado, uma província que tem recebido investimentos de vários biliões de dólares americanos, injectados por petrolíferas interessadas em explorar gás e petróleo.
Notícias pouco tranquilizadoras que surgem numa altura em que o país ainda tenta mobilizar fundos para reconstruir as províncias do centro, fustigadas pelo ciclone Idai, que fez grandes destruições e provocou a morte de, oficialmente, 602 pessoas e afectou mais um milhão e 500 mil moçambicanos.