O treinador Chiquinho Conde renovou o contrato com a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) e vai dirigir os Mambas até Janeiro de 2026, antes do Mundial dos Estados Unidos.
Depois de muitas trocas de palavras e críticas entre Conde e o presidente da FMF, uma nota da organização divulgada nesta quinta-feira, 29, anunciou que as partes chegaram a acordo, alargando assim o vínculo iniciado em 2021.
Your browser doesn’t support HTML5
"O treinador Francisco Júnior assumirá a importante missão de qualificar o combinado nacional para duas competições de grande relevo: o Campeonato Africano das Nações (CAN) 2025 e o Campeonato do Mundo da FIFA 2026", diz a FMF em nota, que destaca que "estes objetivos refletem as aspirações da nossa nação em alcançar os patamares mais elevados do futebol internacional".
O órgão que rege o futebol moçambicano afirma que "deposita total confiança no Sr. Francisco Júnior e na sua equipa técnica, acreditando que o seu trabalho árduo, dedicação e experiência serão fundamentais para o sucesso dos Mambas nas competições futuras".
A FMF garante que irá criar todas as condições para que os dois objetivos sejam alcançados.
Já no dia 5, em Bamako, a seleção moçambicana joga frente ao Mali, para a primeira jornada do Grupo I da fase de qualificação para o CAN.
No dia 10, os Mambas recebem em Maputo a Guiné-Bissau também a contar para o CAN 2025.
Na corrida ao Mundial 2026, a seleção volta a jogar em março, mas, neste momento, partilha a liderança com a Argélia, com nove pontos.