O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia encontra-se na quarta-feira, 25, com o Presidente angolano em Luanda, depois de se reunir com o seu colega Tete António.
Sergey Lavrov chega a Luanda na terça-feira à noite proveniente de Pretória, onde reuniu-se nesta segunda-feira, 23, com a chefe da diplomacia sul-africana, tendo ambos reiterado a amizade entre os dois governos.
Veja Também Angola quer aviões e energia nuclear da Rússia, diz embaixadorO diplomata russo visita Angola pouco mais de uma semana depois do seu homólogo chinês ter estado em Luanda e reunido também com João Lourenço e Tete António.
Em Dezembro, o Presidente angolano disse à VOA em Washington, depois da Cimeira EUA-África, que a política externa estava a sofrer uma viragem e reconheceu estar mais próxima dos Estados Unidos.
Veja Também Ucrânia: Analistas angolanos dizem que abstenção de Luanda na ONU é voto favorável à RússiaAngola e a Rússia tem uma longa história de amizade política e cooperação.
Entretanto, Luanda votou na ONU a favor da resolução que condenou a invasão da Ucrânia pela Rússia, depois de, numa votação anterior, ter optado pela abstenção.
Na capital angolana, Lavrov visitará o Memorial Dr. António Agostinho Neto, o jazigo do ex-Presidente José Eduardo dos Santos e o Museu Nacional de História Militar.
A visita termina na quinta-feira.