Um conjunto de actividades no âmbito da luta contra o cancro tem sido desenvolvido pela LACC – Liga Angolana Contra o Cancro - que está preocupada com a “desvalorização” da necessidade de realização de um diagnóstico antecipado da doença na população angolana em casos suspeitos.
A sensibilização e rastreio em mercados, igrejas e a realização de exposição artística e fotográfica sobre a doença, para além da concretização de palestras e webinars, foram as principais acções desenvolvidas no mês de Outubro dedicado ao apoio na luta contra o cancro da mama e do colo do útero.
Luzimira João, a Presidente da LACC, organização sem fins lucrativos referiu em entrevista à Voz da América em Luanda que a sensibilização da população é o principal foco da instituição que dirige, já que o país em toda sua extensão territorial conta apenas com um único hospital especializado, o Instituto Angolano de Controlo do Câncer.
A Presidente da LACC lamenta a inexistência de um programa nacional de combate contra o cancro e, uma realidade constatada, um grande número de cidadãos ainda desinformados sobre a patologia e da importância do diagnóstico atempado.
Oiça a entrevista:
Your browser doesn’t support HTML5
Veja também:
Your browser doesn’t support HTML5