A seleção sul-africana impõs a maior derrota neste Campeonato Africano das Nações (CAN 2023) até agora ao golear a Namíbia por 4-0, na segunda jornada do grupo E da prova que decorre desde o dia 13 na Costa do Marfim.
Themba Zwane marcou duas vezes, Percy Tau, que perdeu um penalti no jogo contra o Mali que os Bafana Bafana perderam, fez um e Thapelo Maseko fechou o marcador.
Os sul-africanos foram muito superiores aos Bravos Guerreiros e conseguiram colocar-se na posição de discutir uma vaga na próxima fase, aproveitando também o empate entre o Mali e a Tunísia (1-1).
As Águias lideram o grupo E com quatro pontos, África do Sul e Namíbia têm três cada e Tunísia contabiliza apenas um, o que lhe coloca numa posição de total dependência para sonhar em ser um dos melhores terceiros colocados.
No grupo F, Marrocos, apontado como o principal favorito do grupo E para a passagem à fase seguinte, ainda não conseguiu a qualificação, embora seja líder, com quatro pontos.
Hoje, Marrocos e República Democrática do Congo empataram a uma bola, o mesmo resultado do embate entre Zâmbia e Tanzânia, e qualquer um pode passar à fase seguinte.
No próximo dia 23, na última jornada da primeira fase, as quatro seleções apostam tudo numa vitória, Zâmbia-Marrocos e República Democrática do Congo-Tanzânia.
Recorde-se que, até agora, apenas Cabo Verde e Senegal carimbaram o passaporte para a próxima fase do CAN 2023.