A seleção cabo-verdiana de futebol é a primeira a passar à fase de eliminatórias do Campeonato Africano das Nações (CAN 2023), que decorre na Costa do Marfim, depois de derrotar Moçambique por 3-0, nesta sexta-feira, 19, em Abidjan.
Dois "mísseis" de Bebé, aos 33 minutos da primeira parte e de Kevin Pina, aos 69 minutos, e um "roubo" de bola de Ryan Mendes a um defesa moçambique que transformou em golo aos 51 minutos carimbaram o passaporte à fase seguinda dos Tubraões Azuis, que apresentaram a mesma estratégia ofensiva imposta no primeiro jogo contra o Gana.
Vozinha voltou a revelar a sua seguraça e experiência entre os postes, ainda que não tenha tido muito que fazer, apenas um livre de Geny Caetano que roçou a barra, Pico garantiu estabilidade na defesa e Ryan soube ativar e gerir o ataque, enquanto Bebé provocava estragos na defensiva dos Mambas.
Chiquinho Conde tentou, na segunda parte, virar o jogo, empurrando a equipa dentro do meio campo cabo-verdiano, mas foi sol de pouca dura, pois os Tubarões estiveram sempre mais perto de uma goleada do que Moçambique de empatar.
No final do jogo, o técnico dos Mambas reconhece que a "esquipa esteve irreconhecível" e que não foi o que esperava, enquanto Pedro Brito "Bubista" felicitou os seus jogadores, que sempre priorizam o coletivo, e disse que a equipa está prepara para seguinte em frente.
Os Tubarões Azuis jogam na segunda-feira, 22, com o Egito que tem de ganhar para passar à fase seguinte, bem como Moçambique e Gana que se defrontam no grupo B.