CAN 2023: Moçambique impõe sentido aos Faraós

O médio moçambicano #6 Amadu cabeceia a bola durante o jogo de futebol do grupo B da Taça das Nações Africanas (CAN) 2024, entre o Egipto e Moçambique, no Estádio Felix Houphouet-Boigny, em Abidjan, a 14 de janeiro de 2024. (Foto de SIA KAMBOU / AFP)

Um penalti marcado por Mohamed Salah aos 97 minutos permitiu ao Egito chegar ao empate.

A seleção de Moçambique roçou a glória no primeiro jogo da sua particpiação no CAN 2023, neste domingo, 14, em Abidjan, ao ver fugir uma vitória sobre a multicampeã africana, Egito.

A vencer por 2-1, os Mambas viriam a permitir o empate a duas bolas no último minuto de jogo, através de um panalti marcado por Mohamad Salah.

Your browser doesn’t support HTML5

CAN 2023: Mambas realizam primeiro treino, Malembane é a preocupação do momento

Os Faraós começaram muito bem ao marcar um golo no segundo minuto por Mostafa Mohamed, a que se seguiu uma certa pressão egípcia que, no entanto, não se mostrou muito superior.

No segundo tempo, Chiquinho Conde mandou a equipa apostar no contra-ataque e lançou Clésio Bauque que funcionou como uma arma apontada à baliza adversária.

O avançado moçambicano Witi disputa a bola com o defesa egípcio Mohamed Abdelmonem.

Dez minutos depois do início do segundo tempo, Witi empatou com um belo golo de cabeça e numa jogada de contra-ataque, três minutos mais tarde, Celsio Bauque fez os Mambas sonharem com os três pontos no primeiro jogo da prova.

Your browser doesn’t support HTML5

CAN 2023: Mambas satisfeitos com empate frente ao Egito

Mas um penalti, no minuto 97, transformado por Mohamad Salah, deitou por terra esse sonho, embora Moçambique tenha deixado indicações muito claras que veio ao CAN 2023 para fazer uma boa prestação, a começar pela passagem à fase seguinte.

Na próxima sexta-feira, Moçambique volta a jogar frente a Cabo Verde, que também hoje joga contra o Gana.