A selecção de futebol da Guiné-Bissau tem como objectivo passar à segunda fase da Taça das Nações Unidas, CAN, que se inicia no Domingo nos Camarões, disse à VOA Baciro Candé, o selecionador nacional dos “Djurtus”.
Your browser doesn’t support HTML5
“O nosso objectivo é tentar passar à outra fase. Vamos dia-a-dia pensar nisso e trabalhar nesta fase,” afirmou.
A Guiné-Bissau está inserida no Grupo D, considerado um dos mais difíceis da competição por incluir dois dos favoritos, o Egipto e a Nigéria.
A Guiné-Bissau entra em campo a partir do dia 11 de Janeiro, defrontando a Selecção do Sudão.
Na segunda jornada vai enfrentar o Egipto, isto é, para o dia 15, e no dia 19 de janeiro tem pela frente outro gigante do futebol africano, a Nigéria que contudo vai para este campeonato desfalcada de alguns dos seus melhores jogadores.
Pagamentos de prémios estão em curso
Os jogadores e a equipa técnica não receberam ainda os respectivos prémios de qualificação para esta fase final, mas o Secretário de Estado dos Desportos Florentino Dias, disse que isso está a ser resolvido.
“A questão do pagamento está a ser bem cuidada”, disse acrescentando que "já está em curso o processo do pagamento dos prémios que os nossos jogadores e a equipa técnica têm direito”.
De notar que toda a logística da presença da Guiné-Bissau nos Camarões está a ser assegurada pelo Governo.
Numa conversa com a Voz de América, o Secretário de Estado dos Desportos, entidade responsável, disse que “os ‘djurtus’, em especial, o futebol, no seu todo, e o desporto em geral, têm sido elementos e galvanizam a nossa união”.
“Por outro lado, o campeonato africano das nações pode representar um importante montra de exposição dos nossos jogadores, permitindo-os explorar outros mercados”, acrescentou.
Florentino Dias garantiu-nos que os preparativos estão a correr bem:
“Os preparativos estão a correr bem. O Governo, enquanto responsável pela condução da política desportiva, e particularizando por comparticipar no financiamento da nossa participação, está a trabalhar em estreita colaboração com a Federação de Futebol, entidade responsável por conduzir a preparação de forma pormenorizado”, disse.