Cabo Verde: PAICV acusa Governo de partidarização do Estado nunca vista

Janira Hopffer Almada, presidente do PAICV

Governo diz estar a cumprir o seu programa, já com resultados.

A presidente do PAICV, na oposição em Cabo Verde criticou o Governo do MpD que, segundo Janira Hoppfer Almada, não dá mostras de cumprir um conjunto de promessas feitas antes das eleições de Março de 2016.

Your browser doesn’t support HTML5

Cabo Verde: PAICV acusa Governo de partidarização do Estado nunca vista

Em resposta, o ministro da Presidência do Concelho de Ministros e vice-presidente do MpD desvaloriza as críticas da oposição e afirma que o Governo vai no caminho certo e a trabalhar afinadamente para cumprir as promessas que constam do programa do Executivo aprovado na Assembleia Nacional.

A líder do PAICV mostra-se preocupada com o comportamento do Governo devido ás profundas contradições entre o que vem na sua plataforma eleitoral e o que consagra o programa do executivo e as práticas que têm ocorrido que, segundo Janira Hopher Almada, violam os mais elementares princípios democráticos.

Sobre o novo modelo de governação versus despartidarização amplamente defendido, Hopffer Almada diz que os cabo-verdianos já sentiram que se está perante a mais dura partidarização do Estado de que o país tem memória.

No rol de críticas, o PAICV indaga o Governo sobre o cumprimento da política de emprego, afirmando que nesses oito meses da governação não se tem visto sinais mágicos prometidos para a criação de mais empregos, sem esquecer medidas de financiamento às empresas privadas, outra promessa ventoinha.

O maior partido da oposição apela o Governo a entender que a campanha já terminou, que acredite que venceu as eleições e que, por isso, não continue a incrementar o clima de intimidação, de perseguição e de medo que, para Janira Hoppfer Almada, já começa a reinar em muitas instituições.

Governo desvaloriza críticas

Por sua vez, o ministro da Presidência e vice-presidente do partido no poder, Fernando Elísio Freire, desvaloriza as críticas do maior partido da oposição e afirma que o Governo está a fazer o seu percurso normal, trabalhando para cumprir as promessas feitas e que constam no programa do executivo aprovado no Parlamento.

Freire considera que o PAICV apenas está a fazer barulho para justificar a sua presença na cena política nacional, no momento em que o referido partido procura rumo e organização interna, depois dos “desastrosos resultados eleitorais do ano passado”.

Freire garante que medidas adoptadas pelo Governo já começam a dar sinais de melhorias nas diferentes áreas e mostra-se confiante na viragem para um país diferente e que possa proporcionar melhores condições de vida aos cidadãos.