O diplomata de carreira José Filomeno Monteiro foi nomeado nesta segunda-feira, 7, ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional de Cabo Verde, substituindo assim Rui Figuiredo Soares.
O decreto do Presidente da República foi publicado hoje, depois da proposta do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
A nota da Presidência da República informa ainda que Miryan Djamila Sena Vieira foi reconduzida no cargo de secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação”.
A posse de Monteiro, que termina uma missão de oito anos à frente da Embaixada de Cabo Verde junto da União Europeia, em Bruxelas, será na quarta-feira, 9.
O ministro cessante Rui Figueiredo Soares disse ter deixado o Governo por razões pessoais e no que parece ter sido um adeus às funções públicas, ele escreve na página do Ministério que “depois de 33 anos de vida política ativa, agradeço à minha Família e aos muitos amigos o apoio inexcedível nesta caminhada, e peço a Deus que me permita continuar a servir o País, em outras actividades”.