Cabo Verde: Especialistas pedem melhores serviços de saúde mental

Cabo Verde

Neste Dia Internacional da Saúde Mental, o psiquiatra Manuel Faustino defende maior capacidade de internamento e tratamento de doentes, sobretudo no principal hospital de Cabo Verde.

Faustino defende também melhor articulação entre os serviços centrais do ministério, estruturas de saúde e outras organizações públicas e privadas para o enquadramento e adequado da problemática da saúde mental.

Enquanto isso o responsável do Programa nacional da saúde mental, Aristides da Luz, fala da necessidade de medidas para combater a venda de drogas.

"Há grande disponibilidade dessas substâncias, porque algo está a falhar. Como é possível você vai aos bairros e encontra vários espaços onde se vende drogas de forma descontraída, temos que ver isso, caso contrário não poderemos ter uma boa saúde mental, sobretudo dos nossos jovens", afirmou.

No que se refere ao problema do estigma, embora hoje já se note alguma evolução na forma como se aborda a saúde mental, Aristides da Luz considera ser importante a criação de legislação para salvaguardar os direitos dos portadores de doenças mentais.

Acompanhe:

Your browser doesn’t support HTML5

Cabo Verde: Especialistas pedem melhores serviços de saúde mental