Cabo Verde eliminado do CAN, Djurtus e Mambas têm jogo decisivo na terça-feira

  • VOA Português

Seleção de Cabo Verde no CAN´23, Costa do Marfim

Angola já está qualificada para a fase final Marrocos´2025

A seleção de futebol de Cabo Verde disse adeus ao Campeonato Africano das Nações no próximo ano (CAN 2025) ao empatar em casa nesta sexta-feira, 15, com o Egito a um golo, em jogo da penúltima jornada do grupo C de qualificação.

Horas antes, a equipa do Botswana tinha aberto a porta a uma possível qualificação dos "Tubarões Azuis" ao empatar com a Mauritânia a um golo.

Com esse cenário, se Cabo Verde derrotasse o Egito ficaria a um ponto do Botswana, bastando-lhe depois bater a Mauritânia e esperar pela vitória ou empate do Egito com o Botswana na última jornada.

O empate, contudo, significa que o melhor que Cabo Verde pode esperar é terminar a fase de grupos em igualdade com o Botswana, que venceu os dois jogos frente aos “Tubarões Azuis”.

Entretanto, as "Zebras" podem ser eliminadas se perderem o último jogo com o Egito e a Mauritânia vencer Cabo Verde, em virtude de terem empatado um jogo e vencido outro nos confrontos com as "Zebras"

O "Al-Murabitun", como é conhecida a equipa da Mauritânea, tem quatro pontos recebe Cabo Verde também com quatro, Botswana tem sete pontos e Egito 13.

Guiné-Bissau e Moçambique em jogo de "vida ou de morte"

No Grupo I, a Guiné Bissau manteve vivas as aspirações de passar à fase seguinte apesar de surpreendentemente ter empatado frente a Eswatini por 1-0

Os “Djurtus” beneficiaram, contudo, da derrota de Moçambique em casa frente ao Mali, o que deixa o Mali no topo com 11 pontos, Moçambique com oito, Guiné Bissau, com cinco, e Eswatini, com dois.

Na próxima e derradeira jornada, na terça-feira, 19, a Guiné Bissau defronta Moçambique, que, na primeira volta, venceu os “Djurtus” por 2-1.

Um empate qualifica Moçambique, mas caso os "Djurtus" ganhem a partida, o desempate será decidido pela diferença de golos nos dois jogos entre as duas seleções.

Caso essa diferença também não resolva, contam-se os golos marcados e depois se o empate persistir os golos marcados fora.

Se ainda permanecer o empate vai-se à diferença de golos em todos os jogos, golos marcados em todos os jogos e golos marcados foram em todos os jogos.

Refira-se que Angola já está qualificada para a fase final que está prevista realizar-se nos Marrocos em dezembro de 2025.