Cabo Verde: Edil da Praia anuncia candidatura à presidência do PAICV

  • VOA Português

Francisco Carvalho, presidente da Câmara Municipal da Praia, Cabo Verde

Francisco Carvalho diz obedecer "a um dever de consciência" e abre a corrida à liderança do principal partido da oposição

O presidente de Câmara Municipal da Praia, capital de Cabo Verde, Francisco Carvalho, anunciou nesta quinta-feira, 2, a sua candidatura à liderança do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), na oposição, com vista às eleições legislativas de 2026.

Treze dias depois de tomar posse como presidente para o segundo mandato de quatro anos no maior município do país, Carvalho escreveu na sua página no Facebook que se sente na obrigação de fazer ainda mais pelo partido.

Veja Também Cabo Verde: PAICV, na oposição a nível central, consegue vitória arrasadora nas autárquicas

"Coloco-me como candidato à presidência do PAICV, por uma gestão inclusiva, participativa, que resgate o passado dos nossos grandes ideais, em equilíbrio com a modernidade que nos exige o futuro", afirma o edil que diz tomar a decisão "neste momento, obedecendo a um dever de consciência como cabo-verdiano, e assumindo o meu compromisso com o meu país e com o meu partido".

Na nota, Francisco Carvalho realça ter "muito orgulho" na sua ligação com o partido que "trouxe a independência, a democracia e consolidou o sentido de ser cabo-verdiano".

Veja Também Cabo Verde: PGR realiza buscas na Câmara Municipal da capital

"Passados tantos anos de militância, do meu trabalho como sociólogo, funcionário público e, sobretudo, através da grande experiência como presidente da Câmara Municipal da Praia, reeleito com mais de 25 mil votos na capital do país, sinto-me na obrigação de fazer ainda mais pelo meu partido", conclui Carvalho que, na eleição municipal de 1 de dezembro, venceu por larga maioria o ex-ministro das Indústrias Criativas e do Mar, Abraão Vicente.

Outros potenciais candidatos

O anúncio de Francisco Carvalho acontece dois antes da reunião do Conselho Nacional do PAICV, previsto para 4 e 5 deste mês e que deverá ter na agenda a marcação da data do próximo congresso do partido, que decorrerá neste ano.

Your browser doesn’t support HTML5

Vitória do PAICV nas autárquicas de Cabo Verde: "Um sucesso projetado"

Após a vitória do seu partido nas autárquicas de 1 de dezembro - que conquistou 15 das 22 câmaras municipais - o presidente do maior partido da oposição afirmou que não iria pronunciar-se sobre uma eventual candidatura ou não antes da reunião do Conselho Nacional.

“O que posso dizer é que eu me enquadro numa solução que tenha um amplo apoio do partido, das pessoas e dos militantes, mas uma solução também construída que garanta estas respostas para os desafios que temos pela frente, seria precipitado da minha parte dizer qualquer coisa neste momento", disse Rui Semedo à Televisão de Cabo Verde a 6 de dezembro.

Veja Também Cabo Verde: Desafios do poder local em 32 anos de democracia autárquica

Apontado também como um potencial candidato, o presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, que também foi reeleito para um um novo mandato, admitiu que estaria disponível, caso Semedo se demitisse.

Veja Também Cabo Verde: Crise na liderança do PAICV pode ter impacto nas eleições

Analistas políticos e imprensa têm indicado, também, que a anterior presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, derrotada nas legislativas de 2016 e 2021, pretende concorrer ao cargo.

Durante a campanha para as autárquicas, ela esteve sempre ao lado de Francisco Carvalho.