Cabo Verde: Economia pode ser afectada pelo coronavírus

Cidade Velha, Patrimonio Mundial, Cabo Verde

Em Cabo Verde, crescem preocupações em relação ao impacto negativo do novo coronavírus na economia, embora não tenha sido ainda reportada qualquer infecção.

Alguns hotéis anunciaram o encerramento temporário, agentes culturais e de entretenimento manifestam preocupação e pedem apoio do Governo para evitar despedimento de funcionários.

Veja Também Governo de Cabo Verde suspende voos da Europa, EUA, Brasil, Nigéria e Senegal

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou a realização, ainda esta semana, de uma reunião com representantes de empresários e sindicatos para procurar respostas para atenuar o problema.

Para o presidente do Conselho Superior das Câmaras do Comércio, Gualberto do Rosário, é preciso discutir em conjunto e procurar soluções a nível da concertação social. Inicialmente, diz Rosário, deve-se garantir empregos, através do apoio às pequenas e médias empresas.

Por sua vez, o economista Avelino Bonifácio diz que o Estado deve criar mecanismos para suavizar os encargos fiscais para que estes possam ter alguma margem de garantir os postos de trabalho.

Em relação aos trabalhadores que venham a ser despedidos nesta altura, Bonifácio realça também a necessidade de se garantir os direitos laborais, por forma a minimizar as consequências.

Your browser doesn’t support HTML5

Cabo Verde prepara-se para testar covid-19