Cabo Verde: Cidadãos exigem garantias de segurança

Cidade da Praia, Cabo Verde

Cidadãos ouvidos pela VOA na cidade da Praia em Cabo Verde, pedem mais ação da polícia e medidas que possam garantir a segurança e tranquilidade das pessoas, numa altura em que se regista o aumento de assaltos à mão armada.

Além do reforço e presença policial nos bairros, pedem também mão mais dura da Justiça na punição dos delinquentes e criminosos, que criam pânico no seio da população, com incidência na capital do arquipélago. Praia.

Your browser doesn’t support HTML5

Cabo Verde: Cidadãos exigem garantias de segurança

O empresario Jaime Moreno disse à VOA que já foi assaltado e apresentou queixa acompanhada de imagens de câmaras de vigilância, mas lamenta não ter encontrado resposta junto das autoridades.

"Geralmente há falta de boa vontade, é preciso se esforçar mais na tomada de medidas. Ninguém está seguro neste momento. Fui assaltado (…) entreguei as imagens, mas não se fez nada" , disse o praiense.

A jovem Zeziane Moniz também lamenta a situação de insegurança que se volta a sentir na capital do país, e pede acção forte e punição exemplar dos infractores, “no sentido de pensarem bem e não voltarem a ter novas condutas negativas".

Veja Também Cabo Verde: Aumento da violência reflecte falta de poder do Estado, admite antigo Conselheiro de Segurança

Para Kevem Pires, "o pulso não deve ser apenas dos polícias, porque não adianta prender e depois quando os infractores são apresentados ao Tribunal acabam por ser soltos”.

Sobre esta matéria, o jurista Emanuel Sousa defende o endurecimento de medidas para casos criminais graves, mas considera também importante a implementação da justiça restaurativa para pequenas infracções.

Acompanhe: