No encontro com as autoridades cabo-verdianas, Blinken realçou a cooperação nos domínios da defesa e segurança, tendo também enaltecido o excelente trabalho realizado com o financiamento de dois compactos do MCA.
Your browser doesn’t support HTML5
Nas boas vindas, o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva disse que o seu país é um estado de direito democrático, por isso condenou desde a primeira hora a invasão e guerra na Ucrânia, o ataque do Hamas à Israel e defende dois países dois Estados, Israel e Palestina.
Veja Também Secretário de Estado americano visita Angola no final de JaneiroCorreia Silva também disse que o seu país condena os golpes de estado, quer que os Estados Unidos continuem a ser um grande parceiro do arquipélago, ajudando-o a construir caminhos no desenvolvimento.
O governante cabo-verdiano pediu aos Estados Unidos o regresso dos voluntários do Corpo da Paz, que promovem o desenvolvimento em várias partes do mundo.
Depois da reunião com o Chefe do Governo, o Secretário de Estado Norte-americano, Antony Blinken visitou o Porto da Praia, infraestrutura que foi ampliada e remodelada no quadro do financiamento do primeiro compacto do MCA.
Blinken segue para a Costa do Marfim, visitando depois a Nigéria e Angola.