Um dia depois do início da campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 1 de dezembro, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) deu início nesta sexta-feira, 15, à entrega de réplicas (fac-símile) dos boletins de voto às 62 concorrentes às 22 câmaras municipais, candidaturas concorrentes nas eleições de 1 de Dezembro, em cumprimento do disposto no Código Eleitoral.
A presidente do órgão, Maria do Rosário Pereira, disse que "a entrega das réplicas, imposta pelo legislador, tem, sobretudo, como objetivo acautelar a transparência e a confiança, porquanto ajuda a garantir que as candidaturas tenham a possibilidade de verificar, sobretudo a autenticidade e a conformidade dos boletins de voto, o que de ponto de vista da CNE, aumenta a confiança no sistema eleitoral”.
Your browser doesn’t support HTML5
A corrida ao poder local tem como novidade este ano a entrada em funcionamento dia 14, no dia do início da campanha de uma unidade de verificação que, segundo Alfredo Pereira, membro dessa estrutura, "visa monitorar e combater a disseminação de desinformação, especialmente nas redes sociais, para garantir a integridade do processo democrático".
A unidade funcionará como um projeto piloto, com o propósito de verificar, investigar e confirmar a veracidade de informações que possam ser divulgadas nas redes sociais.
“Numa primeira fase, vamos procurar ser proativos e utilizar algumas plataformas gratuitas para monitorar, especialmente, informações que envolvam candidatos a cargos municipais, com foco nos cabeças de lista para as câmaras municipais, sobretudo na cidade da Praia”, explicou Pereira.
Cinco partidos e cinco grupos independentes de cidadãos concorrem às eleições, com os dois partidos que se têm alternado no Governo, Movimento para a Democracia (MpD) e Partido Africano para a independência de Cabo Verde (PAICV) a serem os únicos a apresentarem listas nos 22 concelhos.
A UCID, terceira força parlamentar, apresenta-se em 11 municípios, o Partido do Trabalho e da Solidariedade concorre em dois e o Partido Popular concorre apenas a três assembleias municipais.
Cerca de 352 mil eleitores estão inscritos, um aumento de aproximamente 10 mil face às Presidenciais de 2021, entre eles 3.369 estrangeiros, com maior expressão nas ilhas turísticas, Boa Vista e Sal, onde representam respectivamente 10% e 4% do total de eleitores.
A logística eleitoral vai envolver 1.079 mesas de voto no dia da votação.
Neste momento, o MpD, no poder a nível nacional, detém 14 câmaras e o PAICV oito.