O ministro da Administração Interna de Cabo Verde disse à VOA nesta terça-feira, 28, na Praia, que as autoridades do país aguardam o pedido formal dos Estados Unidos para a extradição dos dois cidadãos estrangeiros presos na madrugada de domingo no aeroporto da Praia.
Paulo Rocha esclarece que a detenção desses cidadãos estrangeiros não tem nada a ver com o seu envolvimento em actos terroristas, mas sim com tráfico de drogas.
A decisão final, no entanto, será tomada pelas instâncias judiciais.
Your browser doesn’t support HTML5
O ministro revelou que Cabo Verde colaborou com a segurança americana na detenção dos doisindivíduos, no âmbito da cooperação internacional e das relações que possui com os Estados Unidos, considerado um parceiro do arquipélago na área da segurança.
Paulo Rocha afirma que alguns criminosos tentam transitar por Cabo Verde para chegar sobretudo à Europa, mas garante que as autoridades nacionais estão atentas e sempre vão cooperar com os parceiros internacionais nesse sentido.
Os dois cidadãos, um paquistanês e um iraniano, foram detidos na madrugada de domingo à chegada à cidade da Praia provenientes do Senegal, onde já eram seguidos pelas autoridades americanas.
No mesmo dia, o tribunal da Praia legalizou a prisão.