O Governo de Cabo Verde já activou a comunidade internacional para apoiar o país a enfrentar as consequências da erupção do vulcão do Fogo que vai já seu quarto dia.
O primeiro-ministro chegou hoje ao Fogo onde se reuniu com os presidentes das três câmaras municipais da ilha e todos os envolvidos na operação de acompanhar a erupção do vulcão e socorrer as vítimas.
José Maria Neves falou com a VOA a partir da Chã das Caldeiras sobre a situação actual e revelou que o ministério das Relações Externas desencadeou uma série de contactos para activar a ajuda internacional.
Apesar de as lavas e explosões terem diminuído de intensidade nas últimas 24 horas, Neves avisa que há que estar atento à situação e começar a trabalhar num plano para as pessoas que foram obrigadas a deixar a sua residência e que perderam seus bens.
Your browser doesn’t support HTML5
Entretanto, o Presidente de Cabo Verde suspendeu a sua participação na Cimeira da Francofonia a realizar-se este fim-de-semana em Dacar (Senegal) devido à erupção do Vulcão do Pico, na ilha do Fogo.
Jorge Carlos Fonseca justificou a decisão com a necessidade de acompanhar a erupção que já obrigou à evacuação de cerca de 1200 pessoas e provocou prejuízos avultadíssimos.