O Sindicato Nacional do Pilotos da Aviação Civil (SNPAC) suspendeu a greve dos pilotos internacionais da companhia aérea cabo-verdiana TACV, prevista para começar nesta quarta-feira, 24, depois de ter chegado a um acordo com a administração da empresa.
O presidente do Conselho de Administração da companhia, Pedro Barros, disse à Voz da América que foi assinado um memorando de entendimento visando o cumprimento dos vários pontos da reivindicação, enquanto, no que tange ao acordo coletivo de trabalho, as partes optaram por criar uma comissão para analisar o assunto com mais tempo e profundidade.
Barros, que recentemente assumiu a gstão da empresa, admitiu tratar-se de uma matéria que exige “muita análise e ponderação , devido aos meios financeiros e outros pormenores importantes envolvidos”.
Por seu lado, depois da reunião mediada pela Direção Geral do Trabalho (DGT), o presidente do SNPAC, confirmou que “a greve foi suspensa".
Edmilson Aguiar, concluiu esperar "que todas as coisas estejam resolvidas, pelo bem da empresa e pelo bem da classe dos pilotos".
Ao anunciar a greve de seis dias, os pilotos exigiram a resolução de pendentes ligadas à segurança operacional, fim de atrasos no processamento de salários, a definição de um programa de segurança, proteção da saúde e higiene no trabalho, o fim da redução de subsídios e de cancelamento de consultas médicas e aumentos salariais.
Em abril, o sindicato tinha anunciado uma greve que foi também suspensa depois de um acordo com a anterior direção da empresa que, segundo o SNPAC, não respeitou os compromissos.