O grupo de insurgentes, que tem vindo a intensificar ataques no sul de Cabo Delgado, assaltou, na segunda-feira, 12, a sede do Posto administrativo de Mazeze, distrito de Chiúre, e destruiu infraestruturas importantes como o hospital e mercado.
Your browser doesn’t support HTML5
Autoridades e residentes contaram à VOA que os insurgentes também destruiraram com fogo a igreja, a casa do padre católico e casas precárias.
Mazeze, posto administrativo de Chiúre, de maioria cristã, fica próximo de Mecúfi e da capital da província moçambicana de Cabo Delgado, Pemba.
“Entraram quando eram cerca das 15:00 horas (segunda-feira), na sede de Mazeze. Não mataram ninguém”, visto que a população tinha fugido, disse um professor local, refugiado na sede distrital de Mecúfi.
Veja Também Cabo Delgado: Insurgentes raptam pessoas e queimam três aldeias em ChiureO grupo, prosseguiu o professor, começou por vandalizar a torre de comunicação, antes de queimar o edifício da igreja católica e a casa do padre local, que já tinha fugido com a população.
Lugares mais seguros
Em declarações à VOA, o administrador de Chiúre, Oliveira Amimo, que confirmou o ataque a Mazeze, disse que o grupo já vinha a incendiar várias instalações cristãs, desde quarta-feira, sendo a igreja Católica a que tem mais edifícios destruídos.
“Na maior parte das aldeias por onde eles passaram a população foi fugindo, porque existe a comunicação de aldeia para aldeia, e sempre que eles atingiam uma aldeia, a população se afastava”, disse Amimo, realçando que neste momento a população procura lugares mais seguros.
Veja Também “As pessoas continuam a morrer em Cabo Delgado”, diz bispo de PembaEste ataque ocorreu cerca de cinco dias depois do grupo ter iniciado investidas contra aldeias remotas, incendiando casas e raptando pessoas.
As Forças de Defesa e Segurança ainda não se pronunciaram sobre a nova vaga de ataques.