Braço militar do Hamas divulga novo vídeo de refém israelita em Gaza

  • AFP

Cidadãos de Israel em manifestação

O braço armado do Hamas publicou no sábado um vídeo de um homem que se identifica como um refém israelita detido em Gaza desde o ataque de 7 de outubro de 2023 contra Israel.

No vídeo, cuja data não pode ser verificada, um homem dirige-se ao presidente eleito dos EUA, Donald Trump, em inglês, e ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, em hebraico.

O vídeo foi divulgado pelas Brigadas Ezzedine al-Qassam e surge depois de a Jihad Islâmica Palestiniana, um grupo militante aliado do Hamas, ter publicado, no início do mês, imagens de um outro refém israelita, Sasha Trupanov.

Trupanov, de 29 anos, tem dupla nacionalidade, russa e israelita, e foi raptado com a sua namorada, Sapir Cohen, no kibutz de Nir Oz, perto da fronteira com Gaza.

Veja Também Hamas lamenta a morte de Sinwar e promete não libertar reféns até ao fim da guerra

Durante o ataque, os militantes fizeram 251 reféns, alguns dos quais já estavam mortos.

Noventa e sete ainda estão detidos, incluindo 34 que foram confirmados como mortos, mas cujos corpos permanecem em Gaza.

O ataque de outubro de 2023 causou 1.207 mortos, na sua maioria civis, de acordo com uma contagem da AFP dos números oficiais israelitas.

A campanha de retaliação de Israel matou 44.382 pessoas em Gaza, de acordo com os números do Ministério da Saúde do território dirigido pelo Hamas, que a ONU considera fiáveis.