Brasil: profissionais de saúde pedem ao TPI que investigue governo Bolsonaro

Jair Bolsonaro

Os profissionais de saúde brasileiros pediram ao Tribunal Penal Internacional que investigue o governo do presidente Jair Bolsonaro por crimes contra a humanidade pela forma como tem lidado com a pandemia de coronavírus.

Uma queixa contendo provas recolhidas pelos sindicatos representando mais de um milhão de profissionais de saúde foi submetida ao tribunal de Haia.

Veja Também COVID-19: Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, diz que já não tem coronavírus

Os sindicatos acusam a administração de Bolsonaro de ser "criminalmente negligente na gestão do surto de COVID-19, comprometendo a vida dos profissionais de saúde e do público em geral.

Bolsonaro discorda com muitos governadores do país, opondo-se a restrições para impedir a propagação do coronavírus, incluindo medidas de confinamento.

Veja Também Twitter elimina perfis de apoiantes de Jair Bolsonaro investigados por ameaça a juízes

Bolsonaro, que acabou de testar negativo para o coronavírus após ter estado infectado com o vírus por quase três semanas, disse repetidamente que as restrições prejudicam a economia do país.

O Brasil tem o maior número de casos de COVID-19 na América Latina, com mais de 2,4 milhões de casos e mais de 87 mil mortes.

Your browser doesn’t support HTML5

"Sem medo e com pensamento positivo de que vai dar certo", diz voluntária de vacina testada no Brasil