Brasil: Polícia prende 'Colorido', número 2 de perigosa rede de tráfico de drogas

  • Reuters

Polícia,  Rio de Janeiro 

Era comparsa de Fuminho, capturada em Maputo em 2020

RIO DE JANEIRO, 17 Abr (Reuters) - O Ministério da Justiça do Brasil disse neste domingo (17) que a polícia federal capturou o segundo líder do Primeiro Comando da Capital (PCC), a quadrilha prisional mais poderosa do país e grande exportadora de cocaína.

Valdeci Alves dos Santos, conhecido como Colorido, foi capturado no sábado, na cidade nordestina de Salgueiro, informou o Ministério da Justiça.

Colorido estava foragido desde 2014 e estava na lista de criminosos mais procurados. Ele é um dos principais fornecedores de drogas para o Sudeste do Brasil, disse o ministério.

Veja Também Polícia Judiciária de Cabo Verde apreende barco com quase seis toneladas de cocaína

Criado nas cadeias do Estado de São Paulo, o PCC tornou-se uma das organizações criminosas mais poderosas das Américas, responsável pela movimentação de drogas dos países produtores sul-americanos para abastecer os mercados consumidores do Brasil e da Europa.

Grande parte da principal liderança está na prisão há anos; Colorido era o número 2 do grupo, entre os que ainda vivem em liberdade, disse o ministério.

Veja Também Advogados: Moçambique deveria ter julgado Fuminho para desmascarar a rede de traficantes

Em 2020, o traficante do PCC Gilberto Aparecido dos Santos, também conhecido como "Fuminho", foi capturado em Moçambique, um sinal da crescente presença internacional da quadrilha.

Fuminho esteve foragido durante mais de 20 anos até à sua captura em Maputo.