Cerca 156 milhões de brasilerios vão às urnas neste domingo, 2, para escolher o Presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.
O total corresponde a 73% dos 212,7 milhões de habitantes do país, segundo estimativa da população do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Your browser doesn’t support HTML5
O número de eleitores é 6,2% maior em relação às eleições de 2018, 53 por cento são mulheres (82,3 milhões) e 47 por cento homens (74 milhões) (47%), enquanto 36,7 mil pessoas não informaram o género e 37.637 eleitores transexuais e travestis solicitaram a inclusão do nome social no título.
Apesar do elevado número de eleitores e da extensão continental do Brasil, os resultados começarão a ser divulgados logo após o fecho das urnas, às 17 horas, em Brasília e nas primeiras horas de segunda-feira será possível conhecer o quadro final.
Your browser doesn’t support HTML5
O Brasil tem uma dos mais rápidos e seguros sistemas eleitorais, com recurso à urna electrónica.
A corrida ao Palácio da Alvorada é, sem dúvida, o ponto alto destas eleições.
Últimas pesquisas na corrida à Presidência
Dos 11 candidatos, o actual Presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal, e o antigo Chefe de Estado Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, são os favoritos segundo as sondagens, que, no entanto, dão vitória a Lula.
Veja Também Secretário de Estado americano reitera confiança nas "instituições eleitorais muito fortes" no BrasilA pesquisa do Ipec divulgada neste sábado, 1, indica que, com os votos válidos, Lula da Silva tem 51 por cento das intenções de voto, Jair Bolsonaro 35, Ciro Gomes e Simone Tebet, cinco cada.
O Instituto não garante que o antigo Presidente ganhará a contenda na primeira volta porque a margem de erro admite que ele possa ter 48 por cento.
Também divulgada neste sábado, a pesquisa do Instituto Datafolha diz que Lula consegue 50 por cento das intenções de voto, Bolsonaro 36 por cento, Simone Tebet, 6, e Ciro Gomes, 5.
Para ser eleito Presidente na primeira volta, um candidato deve conseguir 50 por cento dos votos válidos mais um.