Uma delegação do PAIGC reuniu-se, nesta quarta-feira, 9, com o Presidente da República Umaro Sissoco Embalo para analisar a situação política no país.
Your browser doesn’t support HTML5
O encontro acontece numa altura em que o “partido dos libertadores” insiste que deve liderar o governo, uma vez que foi vencedor das últimas legislativas.
Algumas vozes dizem que Umaro Sissoco Embalo pretende a integração de membros do PAIGC no atual governo, mas o partido não concorda.
Veja Também Guiné-Bissau: Queixa eleitoral de Domingos Simões Pereira é "improcedente", determina o Supremo Tribunal de JustiçaApós o encontro, no Palácio da República, a segunda vice-presidente do PAIGC, Odete Semedo, disse aos jornalistas que foi debatida a governação e que a sua formação política defende a liderança do governo, apesar da decisão não estar nas suas mãos.
Apoio ao PAIGC
Ela diz que o debate vai continuar. “Vamos discutir como costumamos fazer, apesar de pros e contras, e a partir dali tirar ilações e voltar para uma discussão”.
Sana Cante, presidente do Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados, diz que “o PAIGC enquanto partido vencedor das eleições legislativas vai continuar a reclamar a liderança do governo; o dialogo é aceitável e evita qualquer via de conflito violento (...) defendemos a devolução do PAIGC a liderança do governo”.
O Conselho Nacional da Juventude, na voz da sua presidente Aissato Forbs Djaló, que diz que “como Jovens, o nosso pedido para a classe política é que se entendam e coloquem o país acima dos seus interesses”.