O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, regressou a Washington nesta quarta-feira, 13, depois da sua vitória no dia 5 e entrou na Casa Branca pela primeira vez desde que saiu a 20 de janeiro de 2021, tendo sido recebido por Joe Biden.
“Estamos ansiosos por ter, como dissemos, uma transição tranquila, fazer tudo o que pudermos para garantir que ficará bem instalado, com o que precisa”, afirmou o Presidente Joe Biden, nas suas primeiras palavras.
Veja Também Trump escolhe aliados leais para postos chave na Administração“Bem-vindo, bem-vindo de volta”, concluiu Biden antes de cumprimentar Trump.
Em resposta, o Presidente eleito afirmou que “a política é difícil e, em muitos casos, não é um mundo muito bom”.
Veja Também Melania Trump deverá faltar à reunião na Casa Branca com Jill Biden“Mas é um mundo bom hoje e aprecio muito uma transição, espero que seja suave e aprecio muito isso, Joe", disse Trump.
Desta forma, os dois formalizaram o início do processo de transição que, segundo Donald Trump será “o mais tranquilo possível”.
Veja Também Elise Stefanik, futura embaixadora dos EUA junto as Nações UnidasHá quatro anos, quando Biden derrotou Trump em 2020, o republicano não o convidou à Casa Branca nem esteve no dia 20 de janeiro de 2021 para a passagem do poder.
A esposa de Trump, Melania Trump, não compareceu à Casa Branca para o encontro com Jill Biden, que a convidou para o efeito.
Donald Trump foi o primeiro Presidente a não testemunhar a posse do seu sucessor desde que Andrew Johnson não compareceu à tomada de posse de Ulysses S. Grant em 1869.
Antes, em Washington, o Presidente eleito reuniu -se com legisladores republicanos na Câmara dos Representantes.
Os republicanos detêm uma estreita maioria na Câmara e estão perto de manter esse ligeiro controlo maioritário no Congresso que tomará posse a 3 de Janeiro, embora faltem confirmar alguns lugares na sequência das eleições do dia 5.